A Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, foi criada em 1979 a mais de trinta anos atrás. As primeiras aceleradas foram dadas atrás dos volantes dos valentes opalas, carros que deixaram saudade e hoje apenas são vistos nas mãos de colecionadores.
A categoria sofreu rápida ascensão nos anos 80, quando passou a ser considerada a principal categoria do automobilismo nacional, as provas eram transmitidas ao vivo pelo rádio e televisão, a stock tinha o apoio da Chevrolet que exibia seu mais cobiçado produto, o opala.
A Stock Car no início dos anos 80 |
Porém nos anos 90 o automobilismo brasileiro se tornou impraticável pela instabilidade econômica nacional, o grid da Stock Car chegou a uma média de 10 carros por corrida. A Chevrolet se retirou da categoria e as corridas perderam espaço na mídia. Na segunda metade dos anos 90 com o Plano Real, as coisas melhoraram um pouco, mas a popularidade que a stock havia alcançado nos anos 80 não seria recuperada nesta década.
No final dos anos 90 a Stock Car usou o Omega |
Nos anos 2000 a Stock Car se reestruturou. Os carros não eram mais originais de fábrica, foram construídas gaiolas com motores V8, e a Chevrolet voltou a apoiar a categoria que passou a usar a carenagem em fibra de vidro do Vectra, substituto do Omega que havia saído da linha de fabricação.
A aposentadoria dos carros originais de fábrica |
Longe da instabilidade econômica dos anos 90, o automobilismo voltou ao cardápio esportivo dos brasileiros, o grid da Stock Car engordou, a Rede Globo comprou os direitos de imagem da categoria, a stock passou a receber novamente os melhores pilotos brasileiros, a categoria passou a ser uma vitrine expondo em seus carros anúncios que vão desde laboratóros farmacêuticos até os tracionais anúncios de pneu, cerveja e gasolina. Para tudo a Stock tem espaço e retorno. Até mesmo para os mais tradicioanis clubes do futebol brasileiro Palmeiras e Corinthians. No entanto a última cartada da categoria foi participar da novela das 8 da Rede Globo, assistida por milhões de brasileiros todas as noites. Algo inédito no mundo do automobilismo brasileiro, que agora não está mais presente apenas em jornais e revistas especializadas como a Quatro Rodas. Pelo contrário pesquisas indicam o automobilismo como o segundo esporte do brasileiro, e talvez o mais rentável aos investidores.
Stock Car, um negócio milhonário! |
A Stock Car está em seu melhor momento, um negócio que movimenta milhões ou talvez até mesmo bilhões, pois apenas o prêmio oferecido para o vencedor da etapa deste domingo em São Paulo é de R$1.000.000,00. A corrida é conhecida como a Corrida do Milhão, e será transmitida ao vivo pela Rede Globo a partir das 10:50h.
Não restam dúvidas que, entre bons e maus momentos, críticas e elogios, o automobilismo brasileiro precisa de uma categoria como a Stock Car, tanto no sentido esportivo quanto econômico.
e por enquanto é só,
valeu!
Flávio Jr
e por enquanto é só,
valeu!
Flávio Jr
Nenhum comentário:
Postar um comentário